Primeiro Terço - Dia 4

Sala de exposições, em Pamplona

Sala de exposições, em Pamplona

Eu fiquei em Pamplona hoje, o dia todo. E acredito que foi uma boa ideia.


Aproveitei a parada para lavar um conjunto de roupas, inclusive minha capa de chuva. Foi minha primeira vez usando um serviço “self service” de lavanderia. É algo interessante. Por tabela, tive um tempo para folhear uma revista de figuras famosas da Espanha (nada muito diferente do comum).

Outra oportunidade que tive foi entender o sistema de envio de cartas da Espanha. Decidi ir atrás de selos para poder enviar postais que tenho comigo, e descobri que há 3 tipos de selos: Um para envio nacional, um para envio dentro da União Européia, e um para envio internacional, for da UE. Cada um com seu preço, e estilo. No fim, com um pouco de ajuda, consegui comprar o correto.

Selo para fora da UE, e para o UK

Selo para fora da UE, e para o UK

Fico feliz de ser capaz de entender Castelhano quase perfeitamente, mesmo sem ser capaz de formular uma sentença, atualmente. Estou usando meu espanhol o máximo que posso, na tentativa de, um dia, ser capaz de formular uma frase completa sem colocar um inglês, ou português no meio. No momento, já consigo não morrer de fome! Sei pedir um café, suco de laranja, sanduíche, e água!

Hoje, foi celebrado o dia em homenagem ao idioma vasco: Euskera. Até o momento, todo o trajeto foi feito dentro do país vasco, e, tal qual Catalunha, é possível ver a bandeira vasca nas ruas, e em prédios (ao lado da bandeira Espanhola, em alguns casos).


Murros de Pamplona

Murros de Pamplona

Nota do editor: Até o momento, todos os sanduíches de “queijo e presunto” que eu pedi foram servidos com queijo artesanal, e presunto ibérico! Não estou tendo do que reclamar